top of page

“O intercâmbio me transformou e abriu uma nova perspectiva de futuro para mim”

*Por Sara dos Anjos, jovem embaixadora da Soul Bilíngue que realizou o sonho do intercâmbio em outubro em Londres, na Inglaterra, estudando pela escola parceira, a IIE Hawaii

Os primeiros dias de volta ao Brasil foram os mais difíceis, além de ter que aceitar que o intercâmbio acabou, tive todo o processo de me adaptar novamente ao fuso horário e tudo mais. Mas claro, tem a parte boa de poder rever meus amigos e família. Acredito que o intercâmbio me transformou de diversas maneiras, mas sem dúvidas a maior delas foi ter aberto uma nova perspectiva de futuro para mim, antes do intercâmbio eu era a pessoa que tinha “cada passo” planejado, eu já tinha planos para o pós-faculdade, mas o intercâmbio fez eu rever minhas escolhas e pensar quantas oportunidades o mundo pode me oferecer.



Momentos

Muitas coisas me marcaram nessa viagem, só de pensar que estou indo embora me dá vontade de chorar. Conheci pessoas incríveis aqui e pude aprender muito sobre diversas culturas, é louco pensar o quão pouco sabemos sobre outras culturas até viver uma. Apesar de ter vindo para aprender inglês, sinto que meu aprendizado vai, além disso, aprendi a ser uma pessoa mais leva, a enfrentar meus medos, a aproveitar minha própria companhia. Quando as pessoas diziam que o intercâmbio muda sua forma de ver o mundo, entendi muito bem, mas agora sinto exatamente isso, vivi tanta coisa em um mês que não poderia ser a mesma pessoa de antes. Serei eternamente grata por essa experiência.


Perrengues

O meu maior perrengue foi o fim de semana de acampamento em Maui, eu e minha amiga alugamos uma mini Van onde podíamos conhecer a ilha e dormir no carro. A primeira noite foi tranquila, pois encontramos um acampamento super bem localizado que tinha uma praia de areia preta que dava para ir a pé. Mas na segunda noite o perrengue foi grande, nós não encontramos nenhum acampamento com vaga e decidimos tentar a sorte em um acampamento no alto de uma montanha, mas como já estava de noite não encontramos a entrada do acampamento de jeito nenhum e dormimos literalmente no alto da montanha. Detalhe, no alto da montanha estava fazendo 6 graus naquele dia. Foi uma loucura, mas deu tudo certo no fim e conseguimos assistir a um pôr do sol acima das nuvens pela manhã, com certeza essa foi a vista mais bonita que vi na vida.


Antes do intercâmbio eu não me enxergava vivendo em outras culturas, me via construindo uma carreira no Brasil e no máximo fazendo uma ou outra viagem de férias por aí. Mas após saber como é viver outra cultura, é como se eu tivesse estourado a bolha em que eu vivia e agora quero poder viver experiências no mundo todo.


Saiba que o intercâmbio vai te transformar de maneiras inimagináveis, se esse é o seu sonho, não tenha medo de dar o seu melhor para alcançar, pois valerá a pena.


Confira todos os relatos de Sara dos Anjos no blog Soul Intercambista: acesse aqui!


78 visualizações0 comentário
bottom of page