top of page

“Participar da Soul Bilíngue foi uma oportunidade única”, diz João Victor ao retornar de intercâmbio

*Por João Victor, jovem embaixador da Soul Bilíngue que realizou o sonho do intercâmbio em outubro em Dublin, na Irlanda, pela agência parceira Vital Intercâmbios

Estou muito feliz de ter tido essa experiência, foi um dos melhores meses da minha vida e acredito que foi no melhor momento possível e que aproveitei muito bem o tempo que passei lá.


Com certeza planejo ter diversas outras experiências internacionais como está e acredito que um intercâmbio estudantil seja o primeiro caminho que seguirei. Penso em fazer um semestre da minha graduação ou uma especialização em outro país.


Essa experiência me proporcionou ver o mundo de outra forma, conhecer outros brasileiros que investiram tempo e dinheiro na concretização de um sonho ou na aposta de oportunidades/vida melhor, mesmo que isso faça com que eles fiquem longe da família e amigos sem saber quando os verões novamente, e da comodidade da sua língua e país materno.


Isso me fez perceber inseguranças e medos que me travam de seguir caminhos, desconhecidos para mim, que podem me proporcionar experiências incríveis.


LEIA TAMBÉM



Experiências

Antes do intercâmbio o João Victor era uma pessoa sonhadora, que não se cansava de ver conteúdos sobre viagens/países/culturas e que queria muito vivenciar tudo aquilo. Depois do intercâmbio, o João Victor é uma pessoa realizadora, que pretende ser um cidadão do mundo e que tem dentro de si uma inquietude para realizar diversos sonhos quanto antes.


Iniciei meus estudos na Soul no segundo semestre de 2020, e desde o começo das aulas, eu realmente amei a instituição e me sentia parte de um grande grupo de jovens que vem da mesma condição financeira/social que a minha, e que também sonham em ter a oportunidade de conhecer outro país/cultura e com isso abrir portas para um futuro melhor. Eu sabia que essa era uma oportunidade única de realizar o meu sonho.


Hoje, com a concretização do meu intercâmbio, depois de 2 anos da minha participação na Soul, tenho certeza de que todo o esforço e espera foi compensado como essa experiência incrível, inesquecível e que realmente mudou diversos aspectos de mim. Tenho certeza de que esse só foi o início da minha trajetória internacional, e essa experiência me abriu os olhos para um mundo enorme que quero desbravar.


Motivação

Assim, mesmo que você imagine que isso seja algo muito difícil, distante ou fora da sua realidade, siga e tente tudo aquilo que pode te conduzir ao que você sonha ou deseja. Pois, no início talvez não acreditemos no nosso potencial, mas podemos realizar tudo o que desejamos. O mundo é para todos!


Confira todos os relatos de João Victor no blog Soul Intercambista: acesse aqui

As inscrições para processo seletivo do programa Soul Bilíngue estão abertas. Inscreva-se!


44 visualizações0 comentário
bottom of page