top of page

Soul Bilíngue abre vagas para programa que dá bolsa de estudos no exterior

São 380 oportunidades para jovens de baixa renda das regiões Norte, Nordeste e Sudeste; turmas são para o primeiro semestre de 2023

Sonha em evoluir no inglês e ter a chance de ganhar uma bolsa de intercâmbio no exterior? As inscrições para o processo seletivo do programa Soul Bilíngue das turmas do primeiro semestre de 2023 abriram nesta quinta-feira (10). A organização vai atender 380 jovens de baixa renda, sendo 180 vagas para participantes do Norte e 200 para Nordeste e Sudeste.


Para participar do programa online gratuito é necessário ter entre 18 e 26 anos, ter cursado todo o ensino médio em escola pública e possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos. As inscrições terminam em 8 de dezembro.


Em quatro anos, a iniciativa impactou diretamente mais de 2 mil jovens vindos da rede pública de ensino e enviou 27 para estudar inglês no exterior — 13 só em 2022. O objetivo para o próximo ano é atender mais de 700 pessoas.


Programa

Em formato de game, com pontuação gerada a cada atividade desenvolvida pelo aluno, o programa Soul Bilíngue dura cerca de seis meses. As aulas de inglês são aos sábados, de manhã ou de tarde. Há também acompanhamento psicológico, em grupo ou individual; eventos informativos sobre intercâmbios acessíveis e mentorias exclusivas, com foco em conversação, com uma rede de voluntários proficientes no inglês espalhados pelo mundo.


Cada jovem disputará por, no mínimo, cinco bolsas de estudo no exterior. O que define quem fica com as oportunidades de estudo fora do Brasil é o desempenho ao longo dos seis meses.


Norte

Com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, o programa gratuito e online da organização social Soul Bilíngue atenderá 180 jovens dos sete estados da região Norte. Assim como nas outras regiões, os participantes passarão por uma imersão de inglês composta por aulas e mentorias, acolhimento psicológico e disputaram entre si por bolsas de estudos no exterior.


A Soul Bilíngue é uma das iniciativas aprovadas no edital de financiamento do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que tem como objetivo fortalecer os laços entre Brasil e EUA.


Sobre

A Soul Bilíngue é uma organização social sem fins lucrativos que democratiza o acesso à educação internacional. Fundada em 2018, já impactou mais de 2 mil pessoas e distribuiu 65 bolsas de estudo em países da América do Norte, Europa e Oceania.


O edital, com informações gerais e requisitos, está disponível em www.soulbilingue.com. Para se candidatar para o programa, basta preencher o formulário da página e pagar a taxa social de inscrição de R$ 30 (Sudeste e Nordeste) ou R$ 15 (Norte).


2.657 visualizações0 comentário
bottom of page