top of page

Soul Bilíngue abre inscrições para voluntariado online para atuação com jovens de baixa renda

As inscrições são para três áreas de atuação: mentorias de inglês, acolhimento emocional para profissionais de psicologia e professores

Com uma hora é impossível assistir a um filme, e talvez nem a um episódio completo de uma série, mas na Soul Bilíngue uma hora semanal pode impactar a vida de um jovem de baixa renda. Nesta segunda (14), começam as inscrições para novos voluntários para o programa social de educação da ONG. São no máximo quatro horas de dedicação online por mês, dentre janeiro e julho de 2023.


As inscrições são para as três áreas de voluntariado online da iniciativa social: mentorias de inglês (para quem mora no Brasil ou no exterior, mas não tem experiência ensinando); English teacher (para pessoas com experiência em ensino de idioma); e counselors grupais ou individuais (para psicólogos formados ou estudantes do último ano da graduação).


Para se tornar um voluntário, basta entrar neste link e escolher a modalidade. Atualmente a ONG já conta com cerca de 300 pessoas pelo mundo que doam seu tempo e compartilham seus aprendizados com mais de 330 jovens impactados, dentre 18 e 26 anos. São mentores de inglês, professores e psicólogos que moram em países como Brasil, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, dentre outros.


Durante o programa, além de auxiliar um jovem de baixa renda com o sonho de falar inglês, o voluntário se conecta com pessoas do Brasil e do mundo.


Confira abaixo mais detalhes do perfil dos voluntários:

Mentores de Inglês:

Para ser mentor na Soul Bilíngue é necessário ter inglês intermediário (B2 - Upper Intermediate). Nesta modalidade, o voluntário irá acolher e dar suporte na jornada do aluno Soul, auxiliando no processo de aprendizagem de inglês como um facilitador para o melhor desenvolvimento do jovem (não é necessário experiência como professor de inglês). Os encontros são online e o mentor voluntário pode escolher até dois jovens para auxiliar até julho em encontros semanais de 40 minutos até 1 hora cada, sendo os horários pré-definidos entre alunos e mentores. Os voluntários serão orientados durante todo processo pela coordenadora de mentorias, Annahi Castellano.


Empresas também podem colaborar com a ONG por meio do voluntariado corporativo, modalidade em que seus colaboradores tornam-se mentores de alunos. Esse programa é voltado para empresas que querem capacitar seu time por meio de experiências de voluntariado e conectá-los com jovens talentos de baixa renda.

English Teachers:

O professor de inglês voluntário fará a apresentação de conteúdos gramaticais ou de vocabulário para turmas de até 50 pessoas, aos sábados, sendo possível escolher de acordo com a própria disponibilidade um dos três horários disponibilizados pela Soul Bilíngue (dois horários na manhã e um a tarde). O próximo período letivo começará em janeiro de 2023 e ao se inscrever à vaga, o candidato deverá ter disponibilidade a ser voluntário na Soul Bilíngue até o final deste período (julho de 2023), podendo optar por lecionar todos os sábados ou sábados alternados. Os voluntários serão orientados durante todo processo pela coordenadora de teachers, Luana Pallaro e terão acesso a uma série de materiais e conteúdo da Oxford University Press para preparação das aulas.

Psicólogos para Atendimentos Grupais:

Para essa modalidade, os voluntários precisam ter formação na área ou serem estudantes do último ano de psicologia (9º ou 10º semestres). Os counselors (como são chamados os voluntários de psicologia na Soul) tem um papel mais acolhedor e contato direto com os jovens alunos da organização social. A partir de orientações, os voluntários abordam temáticas variadas voltadas à saúde mental, depressão, motivação, frustrações, autoconhecimento por meio de encontros esporádicos com grupos de no máximo dez estudantes cada. Os encontros são sempre de forma remota (online) e todo esse processo ocorre com supervisão e orientação da coordenadora de counselors da Soul, Bruna Santos.

Psicólogos para Atendimentos Individuais:

Para ser voluntário nessa modalidade, é preciso ter formação na área de psicologia e experiência em atendimento clínico. O profissional voluntário de atendimentos individuais fará o acompanhamento de um jovem durante o semestre, sendo este encontro semanal, com duração de até 1 hora cada. O direcionamento de estudantes será feito pela coordenadora de counselors. Nem todos os jovens atendidos passam por acolhimento emocional individual, sendo encaminhados apenas casos específicos e demandam mais atenção.


545 visualizações0 comentário
bottom of page