“O intercâmbio me transformou e abriu uma nova perspectiva de futuro para mim”
*Por Sara dos Anjos, jovem embaixadora da Soul Bilíngue que realizou o sonho do intercâmbio em outubro em Londres, na Inglaterra, estudando pela escola parceira, a IIE Hawaii

Os primeiros dias de volta ao Brasil foram os mais difíceis, além de ter que aceitar que o intercâmbio acabou, tive todo o processo de me adaptar novamente ao fuso horário e tudo mais. Mas claro, tem a parte boa de poder rever meus amigos e família. Acredito que o intercâmbio me transformou de diversas maneiras, mas sem dúvidas a maior delas foi ter aberto uma nova perspectiva de futuro para mim, antes do intercâmbio eu era a pessoa que tinha “cada passo” planejado, eu já tinha planos para o pós-faculdade, mas o intercâmbio fez eu rever minhas escolhas e pensar quantas oportunidades o mundo pode me oferecer.
Soul Bilíngue abre vagas para programa que dá bolsa de estudos no exterior
Soul Bilíngue abre inscrições para voluntariado online para atuação com jovens de baixa renda
“Participar da Soul Bilíngue foi uma oportunidade única”, diz João Victor ao retornar de intercâmbio
Momentos
Muitas coisas me marcaram nessa viagem, só de pensar que estou indo embora me dá vontade de chorar. Conheci pessoas incríveis aqui e pude aprender muito sobre diversas culturas, é louco pensar o quão pouco sabemos sobre outras culturas até viver uma. Apesar de ter vindo para aprender inglês, sinto que meu aprendizado vai, além disso, aprendi a ser uma pessoa mais leva, a enfrentar meus medos, a aproveitar minha própria companhia. Quando as pessoas diziam que o intercâmbio muda sua forma de ver o mundo, entendi muito bem, mas agora sinto exatamente isso, vivi tanta coisa em um mês que não poderia ser a mesma pessoa de antes. Serei eternamente grata por essa experiência.
Perrengues
O meu maior perrengue foi o fim de semana de acampamento em Maui, eu e minha amiga alugamos uma mini Van onde podíamos conhecer a ilha e dormir no carro. A primeira noite foi tranquila, pois encontramos um acampamento super bem localizado que tinha uma praia de areia preta que dava para ir a pé. Mas na segunda noite o perrengue foi grande, nós não encontramos nenhum acampamento com vaga e decidimos tentar a sorte em um acampamento no alto de uma montanha, mas como já estava de noite não encontramos a entrada do acampamento de jeito nenhum e dormimos literalmente no alto da montanha. Detalhe, no alto da montanha estava fazendo 6 graus naquele dia. Foi uma loucura, mas deu tudo certo no fim e conseguimos assistir a um pôr do sol acima das nuvens pela manhã, com certeza essa foi a vista mais bonita que vi na vida.
Antes do intercâmbio eu não me enxergava vivendo em outras culturas, me via construindo uma carreira no Brasil e no máximo fazendo uma ou outra viagem de férias por aí. Mas após saber como é viver outra cultura, é como se eu tivesse estourado a bolha em que eu vivia e agora quero poder viver experiências no mundo todo.
Saiba que o intercâmbio vai te transformar de maneiras inimagináveis, se esse é o seu sonho, não tenha medo de dar o seu melhor para alcançar, pois valerá a pena.
Confira todos os relatos de Sara dos Anjos no blog Soul Intercambista: acesse aqui!