top of page

Instituições do Norte apoiam inscrições do programa Soul Bilíngue

Universidade Federal do Pará, Instituto Federal do Acre e outras unidades divulgam abertura de vagas para turma de 2023

Com inscrições abertas e em parceria com a Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos, o processo seletivo da Soul Bilíngue para as turmas do primeiro semestre de 2023 está sendo divulgado por sete entidades educacionais do Norte do Brasil, entre as quais as Universidades Federais do Acre, Tocantins e do Pará e o Instituto Federal acreano.


As instituições estão se mobilizando com a causa, visando a alcançar jovens de baixa renda de todos os estados da região. Há 180 vagas para imersão no inglês.


O programa Soul Bilíngue promove seis meses de inglês gratuito e online, mentorias individuais, acolhimento emocional e bolsas de intercâmbio para os jovens mais comprometidos no final do curso.


No Acre

Em setembro deste ano, o time da Soul Bilíngue visitou organizações educacionais do Acre. A Universidade Federal, o Instituto Federal e o Centro de Estudo de Línguas são alguns dos locais onde foram promovidas as ações presenciais, intermediadas pelo professor de inglês e assessor de relações internacionais do IFAC, Luiz Eduardo Guedes.


Mais de 150 pessoas prestigiaram as apresentações da ONG que contaram com dinâmicas, sorteios de livros em inglês e muita troca com os participantes.


Impacto

Em 2023, a Soul Bilíngue vai impactar mais de 750 jovens de baixa renda. Com esse objetivo, a iniciativa conta com a divulgação das instituições do Norte.


No Pará, a Universidade Federal (UFPA) é uma das parceiras da ONG. Na última terça (22), a professora e doutora em Letras da UFPA, Lilia Rocha realizou uma live no Instagram com as ex-alunas da iniciativa social, Kathlen Martins e Milena Castro. Na conversa elas abordaram o impacto de uma experiência internacional e programas de intercâmbio.


“A Universidade Federal do Pará apoia a iniciativa, pois entende que ações como essa promovem a aprendizagem da língua inglesa e é muito rica, pois contempla alunos de baixa renda do Norte do país”, a professora e doutora em Letras da UFPA, Lilia Rocha.


Tocantins

Assim como no Pará, no Tocantins, a Universidade Federal (UFT) também trabalha na divulgação do programa para os estudantes da instituição. Além da federal, o Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC) entra na lista de divulgação e apoio à Soul Bilíngue.


Outras organizações

A Soul Bilíngue também recebeu apoio na divulgação de ONGs e diversas intuições da região Norte. Dentre elas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) de Manaus, no Amazonas, o Instituto Pirilampos, de Boa Vista, em Roraima, e o Sebrae do Acre.


43 visualizações0 comentário
bottom of page