top of page

Soul Bilíngue lança relatório de atividades na semana de aniversário de quatro anos

Documento traz balanço de resultados e impacto do ano passado; disponível no site da Soul Bilíngue

Há quatro anos nascia Soul Bilíngue, iniciativa social que democratiza a educação internacional a jovens de baixa renda no Brasil. Institucionalizado em 27 de abril de 2018, a ONG completou ontem quatro anos de fundação e lança, na semana de aniversário, o primeiro relatório anual de atividades.


Nesse período, foram diversas conquistas. Dentre elas, o troféu Benfeitoria de ONG com mais engajamento na campanha de matchfunding, com mais mobilizações financeiras da rede. Além disso, em 2021 a iniciativa social premiou 20 jovens de periferia com bolsas de intercâmbio em países como África do Sul, Inglaterra e Irlanda.


No programa Soul Bilíngue, além da região Sudeste, foi no ano passado que a instituição começou a atender a região Nordeste pelos estados da Bahia e Ceará. São mais de mil jovens de baixa renda impactados pelo programa social até aqui e só em 2021 foram 604 estudantes. Destes, mais de 58% deles são pretos ou pardos e 75,8% são mulheres.


Considerando a diversidade da organização, a partir de 2021, 25% das bolsas de intercâmbio para o exterior oferecidas no programa da Soul Bilíngue são reservadas para candidatos pretos e pardos. Além disso, estes candidatos que representam mais de 50% da população brasileira têm prioridade no desempate durante o processo seletivo semestral.



O progresso da Soul Bilíngue está sendo ilustrado pelos intercâmbios se realizando. Começando em 2019, a organização embarcou 10 jovens para o sonho do intercâmbio, mas devido a pandemia de Covid 19 as viagens foram interrompidas. Para esse ano, o planejamento da Soul Bilíngue é embarcar pelo menos 30 jovens de baixa renda para o exterior.


A experiência do programa Soul Bilíngue vai além dos ganhadores das bolsas de intercâmbio. Há diversos exemplos disso, como os ex-estudantes que hoje fazem parte do time de colaboradores da organização, jovens que foram encorajados a realizar um intercâmbio a partir da vivência no programa, promovidos no emprego ou conseguiram recolocação profissional.


Confira todas as realizações da Soul Bilíngue no Relatório de Atividades de 2021 e fique por dentro de todas as novidades do programa social.


77 visualizações0 comentário
bottom of page