top of page

8 de Março: Mulheres são 71% da Soul Bilíngue

Presença feminina é maior entre voluntários, colaboradores e estudantes


Embaixadoras da Soul Bilíngue

A diversidade está presente não só no discurso, mas aplicada na prática dentro da Soul Bilíngue. A organização social, fundada por uma mulher, Ariane Noronha, em 2018, possui uma comunidade com cerca de 650 pessoas envolvidas. Dentre elas, 460 são mulheres, o que representa 71% de uma estrutura predominantemente feminina.


Gráfico mulheres na liderança Soul Bilíngue

Mulheres são maioria na sociedade, mas continuam ocupando as posições de menor expressão. De acordo com pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, apenas 34,7% das mulheres ocupam cargos gerenciais. Porém na Soul Bilíngue, 66% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres. (E esse número tende a crescer cada ainda mais).


Para a assistente de diretoria, Cinthia Beneton, ter mulheres em todas as áreas da Soul Bilíngue, faz o time se sentir mais forte e confiante. Além disso, ela fala sobre a importância de as mulheres serem ouvidas e valorizadas.


“Parte desse conforto, sem dúvida, é originário de estar em um time composto por mulheres que admiro, me espelho e confio, o que não é algo muito comum de se encontrar no mercado de trabalho. Aqui não temos a sensação de que nosso gênero importa para aquilo que podemos ou queremos ser”, diz Cinthia.


No programa da Soul Bilíngue não é diferente. Na edição atual, dentre os 331 estudantes, pouco mais de 71% são mulheres. Além disso, a presença feminina também se destaca no voluntariado (professores, mentores e counselors), sendo mais de 70%.


Para a assistente administrativa, Milena Castro, trabalhar em uma organização com presença majoritariamente feminina é a constante reafirmação do poder do empoderamento feminino.


“Sabemos que o universo do trabalho é historicamente associado aos homens. Então, estar submersa em um ambiente que desconstrói essa visão, incentiva a igualdade, respeita nossa trajetória e reconhece nossa capacidade me faz ter certeza do quanto somos únicas. A Soul valoriza nossas diferenças, me engrandece e me inspira a crescer!”.

Gráfico de mulheres presentes no voluntariado e programa Soul Bilíngue 2022.1








60 visualizações0 comentário
bottom of page