top of page

Sonho americano: jovem da Soul Bilíngue conquista bolsa de estudo em Universidade da Califórnia

Renata Alencar passará um semestre estudando pela Soka University of America; “rede Soul foi muito importante”

Na Soul Bilíngue, os jovens são impulsionados para conquistar o mundo. Um exemplo é a Renata Nogueira Alencar, de 22 anos, impactada pelo programa da ONG em 2021. Com o sonho de realizar o intercâmbio, a grande São Paulo se tornou pequena para a jovem que embarca para a Califórnia, nos Estados Unidos, em janeiro para cursar um semestre da graduação de Relações Internacionais na Soka University of America (SUA).


O desejo de desbravar o mundo começou com uma pergunta, “por que a sociedade é tão desigual?”. Com esse questionamento, Renata decidiu que iria cursar a faculdade de Relações Internacionais. De Ribeirão Pires, município da Grande São Paulo, a jovem sempre foi engajada em projetos sociais. E foi por meio de um cursinho popular que ela conseguiu entrar na Universidade Federal do ABC e conheceu a Soul Bilíngue.


“Conheci a Soul por meio do Instituto Semear, onde sou jovem semente até hoje. O programa foi a oportunidade para melhorar o meu inglês e dar início à realização do sonho de fazer um intercâmbio”, diz Renata.


Na Soul Bilíngue, a jovem desenvolveu o inglês com ajuda das mentorias e das aulas semanais. E no primeiro semestre de 2022, um ano após finalizar a imersão na Soul Bilíngue, Renata participou do processo seletivo para uma bolsa de estudos no exterior realizado pela universidade em que estuda.


“Fiquei entre os cinco estudantes da universidade. Porém, a segunda fase do processo seria preencher formulários e realizar uma entrevista direto com a universidade dos Estados Unidos, tudo em inglês”, conta a jovem.


Conexões da Soul Bilíngue

Renata conta como as conexões promovidas pela Soul Bilíngue foram importantes no processo de aplicação para a bolsa, uma delas com a mentora e palestrante fixa do Soul Summit (encontros de preparação para o intercâmbio), Daniela Tolezano.


“A rede Soul foi muito importante. Entrei em contato com a ONG, pois precisava treinar para entrevista, que foi em inglês. A mentora Daniela Tolezano realizou uma simulação que ajudou em minha aprovação”. A jovem conta ainda que seu ex-mentor, Dimitri Manaroulas, a ajudou com a revisão dos formulários.


Faltando pouco mais de um mês para a viagem, Renata diz que será uma oportunidade de se aprofundar nos estudos sociais e está ansiosa para realizar o sonho do intercâmbio.


“Minha mãe diz que eu já sabia que conquistaria a bolsa, porque antes de ter a confirmação eu já tinha tirado meu passaporte. Assim como eu, meus pais estão muito felizes por essa conquista, não vejo a hora de embarcar” finaliza a jovem.


Ajude Renata Alencar a realizar o intercâmbio fazendo uma doação de qualquer valor para o Pix: renata.nogale@gmail.com

236 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page