top of page

“Parecia impossível até encontrar a Soul”; Ju Farias embarca para Manchester

Aos 25 anos, jovem do Itaim Paulista (SP) se diz realizando sonho de infância; ela é a 34ª intercambista da Soul Bilíngue



Um sonho de criança que parecia impossível. É assim que a monitora de dança Ju Farias, do Itaim Paulista (SP) define seu intercâmbio em Manchester, na Inglaterra. Destaque do programa da Soul Bilíngue em 2019, ela estudará inglês no exterior a partir desta segunda-feira (03/04), graças à parceria da organização social com a English Path.


Vinda de uma infância de dificuldades comuns a qualquer menina negra da periferia de São Paulo, Ju Farias é ex-aluna da rede pública de ensino e conseguiu a bolsa da Soul Bilíngue por sua persistência.


“Não sou uma pessoa que desiste fácil, ainda mais por um sonho. Havia ficado mal por não ter conseguido estender meus estudos com a bolsa de intercâmbio na primeira vez (ela participou da Soul Bilíngue em dois momentos e não conquistou o intercâmbio na tentativa inicial), mas quando soube da segunda oportunidade, quis agarrar com mais vontade, ultrapassando meus limites, vergonhas, medos, frustrações e incertezas”, diz.


Inaugurando um novo destino entre os já visitados por embaixadores da Soul Bilíngue no mundo, ou seja, sendo a primeira a pisar em Manchester, Ju Farias sequer chegou a Manchester e já sente-se transformada.


“Nossa, mesmo sem ainda ter ido, (o intercâmbio) já está me transformando. Desde quando comecei a Soul já estou me transformando, pois foi uma experiência e conhecimento adquiridos que eu não encontraria fácil em outro lugar. Ter essa oportunidade de viajar e ir sozinha é emocionante porque tenho certeza que irá me transformar muito e me dará mais independência”.


Além da bolsa de estudos e da acomodação concedidas pela English Path, Ju teve a passagem aérea e o seguro viagem patrocinados por um doador que apoia o intercâmbio de intercambistas afro-brasileiros da ONG.


34º embarque

Com Ju Farias, a Soul Bilíngue completa 34 embarques de jovens de periferia vindos da escola pública para bolsas de estudo no exterior. África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Malta e Nova Zelândia são os países para os quais a organização social já enviou jovens.


 

Confira abaixo um pouco mais do bate-papo da Ju Farias com a Soul Bilíngue


Soul Bilíngue: Primeiramente, parabéns pelo intercâmbio! Pode contar um pouco mais sobre você?

Ju Farias: Bom, me chamo Juliana, mas gosto que me chamem de Ju. Atualmente, faço dança e capoeira e apresentação com essas mesmas vertentes. Trabalho também na ONG Gerando Falcões como monitora da oficina de dança. Tenho 25 anos. Moro com meus pais e dois irmãos.


Soul Bilíngue: Fale um pouco de sua infância. Como foi, onde cresceu e que sonhos tinha quando pequena, por favor.

Ju Farias: Eu SEMPRE amei outros idiomas, e a maior paixão até então é o inglês. Então, por falta de recursos eu me virava com o que eu tinha: usar redes sociais em inglês, fazer anotações em geral, escutar outras pessoas falando outra língua. Aquilo me animava muito. Como desde criança tenho o sonho de viajar e aprender várias coisas fora do Brasil, qualquer oportunidade de saber mais eu aproveitava. Até um dia eu encontrar um ex-aluno da Soul chamado Arthur (Arthur Sávio estudou inglês na Austrália com a Soul Bilíngue em 2019) na GF e saber sobre o curso que ele fez. Com ele explicando, pensei: boraaaa🤩



Soul Bilíngue: Por que você resolveu tentar a Soul Bilíngue pela segunda vez, depois de não conseguir a bolsa na primeira oportunidade?

Ju Farias: Não sou uma pessoa que desiste fácil, ainda mais por um sonho. Havia ficado mal por não ter conseguido estender meus estudos com a bolsa de intercâmbio na primeira vez, mas quando eu fiquei sabendo da segunda oportunidade eu quis agarrar com mais vontade do que a primeira vez, ultrapassando meus limites, vergonhas, medos, frustrações e incertezas.


Soul Bilíngue: E como está a expectativa para a viagem. O que acha do seu destino?

Ju Farias: Estou super, super, super ansiosa e feliz! Eu não vejo a hora de estar lá e espero que as horas passem cada vez mais devagar durante o intercâmbio. Inglaterra e outros países da Europa são um sonho que tenho fome e que quero me satisfazer realizando, mesmo que em passos pequenos.


Soul Bilíngue: Você acredita que o intercâmbio vai transformar sua vida?

Ju Farias: Nossa, mes