top of page

“Parecia impossível até encontrar a Soul”; Ju Farias embarca para Manchester

Aos 25 anos, jovem do Itaim Paulista (SP) se diz realizando sonho de infância; ela é a 34ª intercambista da Soul Bilíngue



Um sonho de criança que parecia impossível. É assim que a monitora de dança Ju Farias, do Itaim Paulista (SP) define seu intercâmbio em Manchester, na Inglaterra. Destaque do programa da Soul Bilíngue em 2019, ela estudará inglês no exterior a partir desta segunda-feira (03/04), graças à parceria da organização social com a English Path.


Vinda de uma infância de dificuldades comuns a qualquer menina negra da periferia de São Paulo, Ju Farias é ex-aluna da rede pública de ensino e conseguiu a bolsa da Soul Bilíngue por sua persistência.


“Não sou uma pessoa que desiste fácil, ainda mais por um sonho. Havia ficado mal por não ter conseguido estender meus estudos com a bolsa de intercâmbio na primeira vez (ela participou da Soul Bilíngue em dois momentos e não conquistou o intercâmbio na tentativa inicial), mas quando soube da segunda oportunidade, quis agarrar com mais vontade, ultrapassando meus limites, vergonhas, medos, frustrações e incertezas”, diz.


Inaugurando um novo destino entre os já visitados por embaixadores da Soul Bilíngue no mundo, ou seja, sendo a primeira a pisar em Manchester, Ju Farias sequer chegou a Manchester e já sente-se transformada.


“Nossa, mesmo sem ainda ter ido, (o intercâmbio) já está me transformando. Desde quando comecei a Soul já estou me transformando, pois foi uma experiência e conhecimento adquiridos que eu não encontraria fácil em outro lugar. Ter essa oportunidade de viajar e ir sozinha é emocionante porque tenho certeza que irá me transformar muito e me dará mais independência”.


Além da bolsa de estudos e da acomodação concedidas pela English Path, Ju teve a passagem aérea e o seguro viagem patrocinados por um doador que apoia o intercâmbio de intercambistas afro-brasileiros da ONG.


34º embarque

Com Ju Farias, a Soul Bilíngue completa 34 embarques de jovens de periferia vindos da escola pública para bolsas de estudo no exterior. África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Irlanda, Malta e Nova Zelândia são os países para os quais a organização social já enviou jovens.


 

Confira abaixo um pouco mais do bate-papo da Ju Farias com a Soul Bilíngue


Soul Bilíngue: Primeiramente, parabéns pelo intercâmbio! Pode contar um pouco mais sobre você?

Ju Farias: Bom, me chamo Juliana, mas gosto que me chamem de Ju. Atualmente, faço dança e capoeira e apresentação com essas mesmas vertentes. Trabalho também na ONG Gerando Falcões como monitora da oficina de dança. Tenho 25 anos. Moro com meus pais e dois irmãos.


Soul Bilíngue: Fale um pouco de sua infância. Como foi, onde cresceu e que sonhos tinha quando pequena, por favor.

Ju Farias: Eu SEMPRE amei outros idiomas, e a maior paixão até então é o inglês. Então, por falta de recursos eu me virava com o que eu tinha: usar redes sociais em inglês, fazer anotações em geral, escutar outras pessoas falando outra língua. Aquilo me animava muito. Como desde criança tenho o sonho de viajar e aprender várias coisas fora do Brasil, qualquer oportunidade de saber mais eu aproveitava. Até um dia eu encontrar um ex-aluno da Soul chamado Arthur (Arthur Sávio estudou inglês na Austrália com a Soul Bilíngue em 2019) na GF e saber sobre o curso que ele fez. Com ele explicando, pensei: boraaaa🤩



Soul Bilíngue: Por que você resolveu tentar a Soul Bilíngue pela segunda vez, depois de não conseguir a bolsa na primeira oportunidade?

Ju Farias: Não sou uma pessoa que desiste fácil, ainda mais por um sonho. Havia ficado mal por não ter conseguido estender meus estudos com a bolsa de intercâmbio na primeira vez, mas quando eu fiquei sabendo da segunda oportunidade eu quis agarrar com mais vontade do que a primeira vez, ultrapassando meus limites, vergonhas, medos, frustrações e incertezas.


Soul Bilíngue: E como está a expectativa para a viagem. O que acha do seu destino?

Ju Farias: Estou super, super, super ansiosa e feliz! Eu não vejo a hora de estar lá e espero que as horas passem cada vez mais devagar durante o intercâmbio. Inglaterra e outros países da Europa são um sonho que tenho fome e que quero me satisfazer realizando, mesmo que em passos pequenos.


Soul Bilíngue: Você acredita que o intercâmbio vai transformar sua vida?

Ju Farias: Nossa, mesmo sem ainda ter ido, já está me transformando. Desde quando comecei a Soul já estou me transformando, pois foi uma experiência e conhecimento adquiridos que eu não encontraria fácil em outro lugar. Ter essa oportunidade de viajar e ir sozinha é emocionante porque tenho certeza que isso irá me transformar e me dará mais independência.


Soul Bilíngue: Qual o tamanho desse sonho?

Ju Farias: O tamanho é imensurável. Mesmo! É um sonho que nasceu na infância e nunca se perdeu. Conhecer o mundo é o que quero e esse sonho é uma parte de “quem é Juliana Farias”, sabe?


Soul Bilíngue: No vídeo que mandou para a Soul, você fala que o sonho de estudar fora parecia impossível para você. Por quê?

Porque nunca foram fáceis até coisas simples em casa. Desde criança. Não havia dinheiro para condução de transporte público, piorou dinheiro para um curso. Eu fazia minhas contas quando era mais nova e via que os preços da soma de tudo (para fazer o intercâmbio) era

absurdo. O sonho nunca morreu, mas sempre o via bem distante ou impossível, até encontrar a Soul.



115 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page