top of page

Jovem de Suzano, em São Paulo, é a próxima intercambista rumo à África do Sul

Atualizado: 6 de abr. de 2022

“A Soul Bilíngue me ensinou que posso vencer minhas inseguranças e realizar meus sonhos”, diz Bianca Mendes


Bianca Mendes, embaixadora da Soul Bilíngue

O sonho do intercâmbio chegou para a ex-aluna da Soul Bilíngue, Bianca Mendes. Nesta quinta (17), ela embarca para sua primeira experiência internacional na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ela ficou entre os mais bem colocados no ranking do programa do segundo semestre de 2019 e garantiu a bolsa de estudos de quatro semanas para a Good Hope Studies.


Filha da dona de casa, Rosana Batista, Bianca nasceu e cresceu em Suzano, região metropolitana do estado de São Paulo. Atualmente, ela mora em Poá, também na mesma região do estado, com a mãe e o padrasto Adão Batista. Assim como para muitos jovens de baixa renda do Brasil, para Bianca o intercâmbio era um sonho distante.


“Antes da Soul Bilíngue, fazer intercâmbio era um projeto a longo prazo. Não me imaginava com 20 anos indo realizá-lo em lugar tão incrível quanto a Cidade do Cabo”, conta Bianca.

Dentre diversas dificuldades e conquistas, para ela o maior desafio foi vencer os padrões esperados para jovens de baixa renda.


“Não é fácil ouvir de pessoas próximas que você não vai conseguir, mas a Soul me provou que sou capaz, bastava querer em primeiro lugar. Hoje estou anos luz de ser a maior coisa do mundo, mas sinto muito orgulho das minhas conquistas e do horizonte que há a minha frente” diz Bianca.


A ex-aluna da organização se dedica ao inglês desde os 12 anos e diz que gostar do idioma facilitou em sua aprendizagem. Mas entrar na Soul Bilíngue a tirou da zona de conforto, além disso, abriu portas para novas oportunidades. A primeira oportunidade veio logo após o final do programa.


“Depois do término da minha edição, fui contratada para trabalhar com pessoas incríveis na Ecolab e tenho certeza de que fui admitida devido ao desenvolvimento pessoal que a Soul Bilíngue me trouxe. Minha participação na Soul me ensinou que posso facilmente vencer meus temores, inseguranças e realizar meus sonhos”, diz Bianca.

Preparando os últimos detalhes para viagem, Bianca fala como o intercâmbio será importante para capacitação profissional e pessoal dela. Para ela, estar sozinha em um país desconhecido, falando outro idioma e vivendo experiências únicas vai mudar completamente sua vida.


“Minha área é o setor de alimentos, então saber inglês de uma forma tão avançada vai me ajudar muito. Além disso, sinto que todas as vezes que tenho um sonho realizado me sinto recarregada para enfrentar desafios cada vez maiores”.


Bianca é estudante de Engenharia Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), unidade da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, interior do estado.


Aproveitar todas as oportunidades de falar inglês está nos planos de Bianca, além da imersão, completa no idioma, ela espera poder conhecer os pontos turísticos da Cidade do Cabo.


“Quero tirar todo o proveito possível da minha sala de aula e aperfeiçoar ainda mais minhas habilidades. Ademais, espero conhecer a cidade, andar pelas ruas, ir às praias e comer a comida local”, conta Bianca.

159 visualizações0 comentário
bottom of page