Vai para o intercâmbio e precisa adquirir moeda estrangeira? Veja como fazer!

* Produzido por B2Gether


Quando um jovem brasileiro consegue realizar o sonho de ganhar uma bolsa de intercâmbio no exterior, ele inevitavelmente se depara com diversas burocracias envolvendo passaporte, hospedagem, alimentação, matrícula e, claro, a operação de câmbio.

Para viajar a um país diferente, é necessário fazer a aquisição da moeda estrangeira para se manter no local, não é mesmo? Acredite, se você for ao Canadá, por exemplo, não vai conseguir comprar um lanche, tampouco visitar um museu com o seu suado real.

Sim, nesse caso, você precisaria comprar o dólar canadense.


Mas, afinal, como fazer aquisição de moeda estrangeira? É sobre esse tema que nós, da B2Gether, empresa de intermediação de operações de câmbio, vamos falar aqui hoje.

O que é operação de câmbio?


Antes de mais nada, precisamos entender o que é uma operação de câmbio. De uma forma bem resumida, podemos dizer que se trata de uma transação financeira que ocorre por meio de compra, venda e troca da moeda de um país pela de outro.


Nesse contexto, o termo “câmbio” significa troca ou conversão da moeda estrangeira.

Vamos usar um exemplo prático: quando a fundadora e CEO da Soul Bilíngue, Ariane Noronha, foi para Londres estudar inglês na English Path, curso viabilizado pela Falable, ela precisou fazer uma operação de câmbio. Ou seja, ela trocou o real pela libra esterlina.

Mas como ela fez isso? Vamos descobrir agora.

Como adquirir moeda estrangeira?

Para adquirir moeda estrangeira, é necessário procurar uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central ou uma empresa de intermediação de operações de câmbio, como a B2Gether.

No caso das instituições financeiras, a aquisição pode ser feita diretamente. Basta entrar em contato com o banco e fazer a operação.


Mas saiba que essa opção nem sempre é a mais recomendável. Por quê? Pelo simples fato de que, geralmente, os bancos não contam com um serviço personalizado de assessoria para ajudar os clientes no processo cambial.

É aí que reside o perigo. O mercado de câmbio tem muitas variáveis. Quem acompanha o noticiário pode comprovar que a cotação do dólar varia em muitos momentos do dia. Se de manhã custa um valor, no fim da tarde já é outro.

Dessa forma, se você compra uma moeda estrangeira sem analisar o cenário, nem consultar as cotações ou contar com o suporte de um especialista, o fechamento da sua operação pode render prejuízos financeiros ao seu bolso.

Além do mais, existe uma coisa chamada taxa de câmbio que tende a encarecer bastante a aquisição da moeda estrangeira.

Mas, se você é aluno da Soul Bilíngue, não se assuste, pois a B2Gether vai tomar conta de tudo para você. Foi por meio dessa assessoria que a Ari viajou à Europa.


A empresa, inclusive, sempre busca taxas mais vantajosas aos alunos da instituição e concede todo o suporte necessário durante o processo da operação cambial.

Quais são os principais tipos de operações de câmbio?


Para fecharmos a explicação e você entender bem o assunto, só falta a gente falar sobre os principais tipos de operações de câmbio no Brasil:

· Câmbio para turismo: modalidade voltada para pessoas que viajam a países estrangeiros e que, por isso, precisam comprar a moeda local para se hospedar, alimentar e passear. A aquisição da moeda estrangeira pode ser feita com dinheiro em espécie ou cartões internacionais pré-pagos;

· Remessas pessoais: operação útil para enviar e receber dinheiro do exterior por meio de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central;

· Importação e exportação: transação direcionada a empresas que importam e exportam produtos e serviços do exterior.

No caso de pessoas que realizam intercâmbio, como deve ser o seu caso, a operação utilizada para adquirir moeda estrangeira é o câmbio turismo.


Espero que você tenha gostado das explicações e exemplos, bem como tenha compreendido um pouco sobre como funcionam as operações de câmbio. Pode falar a verdade: nem é um bicho de sete cabeças, não é?


100 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo