top of page

"Tudo foi planejado, mas nada saiu como eu havia pensado"

Por Ittany Mortari, jovem embaixadora intercambista na Inglaterra, em 2024, com a Soul Bilíngue


Salve, galera. Meu nome é Itanny, moro no Grajaú, Zona sul de São Paulo, e em maio de 2024 fui para Birmingham, na Inglaterra.


Gostaria de dizer inicialmente que o que experienciei foi único, sempre tinha como objetivo realizar um intercâmbio e, mesmo assim, me surpreendi com algo novo todos os dias.


Tudo foi planejado, mas nada saiu como eu havia pensado. Aproveitei ao máximo cada momento descobrindo diferentes lugares, treinando o inglês nas aulas, conversando com amigos, aprendendo sobre diferentes culturas e línguas. Havia momentos na viagem que minha percepção era a de não estar lá, assistia aos acontecimentos como se estivesse do lado de fora, não acreditando ser real e na esperança de que vendo de fora eu teria uma memória mais duradoura dos acontecimentos.







Foi uma experiência transformadora de fato, senti alegria, medo, deslumbramento e tristeza por saber que iria acabar, por saber que nem todos têm as mesmas oportunidades.


Me senti dividida.


Por um lado eu estava orgulhosa de mim por ter dado o meu máximo, depois de anos trabalhando e estudando para atingir esse objetivo e, por outro lado, me sentindo privilegiada de estar naquele espaço.


Eu refleti muito, repensei meus sonhos e metas, que mudaram em frente a novas oportunidades e conhecimentos adquiridos; repensei aspectos sociais, sobre como as oportunidades para experienciar o mundo não são acessíveis a todos, o caminho é árduo e às vezes inacessível para muitos; e repensei minha posição no mundo como professora em formação, já que o intercâmbio com certeza foi uma experiência que me ajudou a ser uma educadora melhor.


Espero poder agir como uma semente de oportunidade para os meus alunos, assim como a equipe da Soul Bilíngue agiu em minha trajetória.


Muito obrigada.


Itanny Mortari (@itannymortari)

26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page