Soul Bilíngue chega para jovens de baixa renda da Bahia e do Ceará

Programa, que oferece imersão de inglês e bolsas de estudo no exterior, abrirá inscrições na segunda-feira (10)


Jovens que residem na Bahia ou Ceará, de 18 a 26 anos, que sonham em falar inglês e estudar em outros países, mas não têm condições financeiras, agora poderão se inscrever para a Soul Bilíngue. A iniciativa social democratiza o acesso internacional para pessoas de baixa renda e já atendeu mais de 600 pessoas de toda a região Sudeste do País. Além disso, só em 2019, a Soul – em parceria com escolas de idioma no exterior - enviou 10 estudantes de periferia para estudarem inglês em destinos como Austrália, Canadá, África do Sul e Inglaterra.


Para participar do programa, o candidato deve acessar o site da Soul Bilíngue, no www.soulbilingue.com e fazer sua inscrição a partir de segunda-feira (10). O edital, com informações gerais e requisitos, já consta na página virtual. É preciso pagar uma taxa social de R$ 25 para se candidatar. O programa é gratuito aos aprovados.


Atualmente, a Soul Bilíngue conta com cerca de 250 jovens ativos, sendo 78% residentes do estado de São Paulo, 11% do Rio de Janeiro, 8% de Minas Gerais e 2% do Espírito Santo. Os encontros são 100% online.

Estudante Soul, Núbia Santos, de 23 anos

“Evolui meu inglês de forma que eu nunca consegui, nem fazendo cursos presenciais”, diz o estudante Soul Bilíngue, Emerson Gustavo Araújo, de 24 anos, de Carapicuíba, SP. Para a estudante Núbia Santos da Silva, 23, de São Bernardo do Campo, SP, a oportunidade está transformando sua visão de mundo. “A Soul está mudando minha vida, me fazendo sonhar novamente. Mesmo que eu não consiga o intercâmbio, serei eternamente grata por todo o aprendizado”.



O PROGRAMA

Cada edição do programa Soul tem duração de seis meses e os alunos aprovados no processo seletivo fazem imersão de inglês por aproximadamente seis meses. As aulas de inglês ocorrem todos os sábados e, para a próxima edição, também haverá encontros online obrigatórios às quartas, no período noturno. Além disso, cada aluno contará com um mentor individual para prática de conversação e também terá acolhimento emocional com psicólogos voluntários no decorrer do processo.


Durante esse período, o jovem estará disputando por pelo menos oito bolsas de estudo no exterior e ganhará pontos por desempenho e comprometimento ao longo dos seis meses. Para o programa acontecer, a Soul Bilíngue conta com um time de 9 pessoas na linha de frente e mais de 250 voluntários ao redor do mundo, sendo eles mentores de inglês, psicólogos, professores e, inclusive, ex-alunos da instituição.


“A Soul Bilíngue construiu uma comunidade muito grande de pessoas que acreditam na causa e que contribuem muito com suas habilidades. São pessoas, ao redor do mundo, que conquistaram seus sonhos e objetivos e que também querem ajudar o jovem de periferia a alçar grandes voos”, conta Ariane Noronha, fundadora e CEO da Soul Bilíngue. A Soul conta com mentores de inglês que residem não só no Brasil, como na Irlanda, Canadá, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, dentre outros.

146 visualizações1 comentário