top of page

ONG lança campanha para alcançar jovens do Nordeste com inglês e intercâmbios gratuitos


Com o intuito de beneficiar jovens de baixa renda de muitos estados do País com inglês de qualidade e oportunidades de intercâmbio no exterior, a ONG Soul Bilíngue lança campanha de captação de recursos voltada à expansão da instituição para o Nordeste do Brasil. A iniciativa, que já atende jovens de toda a Sudeste do País, oferece educação internacional, com imersão no inglês, acolhimento psicológico e bolsas de estudos de inglês em diversos países, como África do Sul e Inglaterra, aos jovens mais comprometidos durante o programa.


A iniciativa recebe apoio financeiro a partir de R$10, em real, dólar ou euro (via Paypal) e vai sortear 25 produtos, como camisetas, moletons e bolsas da organização social, para quem fizer uma contribuição financeira. O sorteio será em 25 de março, às 19 horas, por meio de transmissão ao vivo nas redes sociais da instituição. Os 270 alunos ativos da edição 2021 também estão se mobilizando ao convidar pessoas para apoiar a iniciativa social. O objetivo é arrecadar R$ 60 mil para investimento em estruturação digital e recursos humanos.


“Nosso sonho é chegar para jovens de baixa renda de todo o Brasil. Ao alcançar a meta da campanha, teremos condições mínimas para expandir e beneficiar jovens do nordeste, o que será um passo muito grande”, contou a fundadora e CEO da Soul Bilíngue, Ariane Noronha, que reconhece as desigualdades do Brasil e sabe da importância em gerar oportunidades para ex-alunos da rede pública de ensino.


“São essas as pessoas mais prejudicadas e que precisam de incentivo, acolhimento, preparação e oportunidade para voarem alto. Muitas pessoas que ainda queremos atender sequer tem acesso a internet hoje. Vamos, ainda, encontrar solução para chegar nesses jovens”, concluiu.


Até o final de 2021, a Soul Bilíngue impactará a vida de 700 jovens. Todos os alunos da instituição têm renda per capita de até dois salários mínimos e são estudantes ou cursaram o ensino médio na rede pública de ensino.


BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Emerson Barbosa, de 24 anos, mora em Suzano-SP, estudou na Soul Bilíngue e foi beneficiado com uma bolsa de estudos para Londres, na Inglaterra. Essa primeira vivência internacional ocorreu em outubro de 2019 e ele passou quatro semanas estudando na Instituição Oxford House (OHC). “O intercâmbio me fez refletir que podemos voar com liberdade, entrar e sair, atravessar as fronteiras. Mostrar quem nós somos e do que somos capazes”.


Os participantes do programa Soul Bilíngue são beneficiados com imersão no inglês, por meio de aulas semanais com apoio e metodologia Oxford; mentoria individual de inglês com brasileiros ao redor do mundo ou nativos da língua inglesa; acolhimento psicossocial em grupos reduzidos com discussões sobre saúde mental, autoconhecimento, ansiedade e depressão, entre outros temas; atendimento psicológico individual, quando necessário; discussão sobre projetos de vida, jornada e profissões; orientação sobre várias opções de intercâmbios acessíveis e chance de ganhar bolsa de estudo internacional.


HISTÓRICO

A Soul Bilíngue é uma organização que nasceu no primeiro semestre de 2018, em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, para incentivar, orientar e preparar jovens de escolas públicas e periferia para intercâmbios internacionais. Desde então, impactou 300 jovens com o ensino de inglês e, só em 2019, embarcou 10 jovens de baixa renda para estudar o idioma fora do Brasil. Neste ano, a pandemia impediu 20 novos embarques.

A iniciativa social foi fundada pela jornalista Ariane Noronha, após a jornalista Ariane Noronha viver seu tão sonhado intercâmbio internacional e ver sua vida totalmente impactada pela experiência nos Estados Unidos, onde morou por um ano e meio e trabalhou como Au Pair (babá).

422 visualizações0 comentário
bottom of page