top of page

“O voluntariado mudou minha vida”

Por Jessica Santana, atualmente coordenadora de mentores na Soul Bilíngue


Olá, meu nome é Jéssica, conhecida como Jessie, e venho contar como o trabalho voluntário na Soul Bilingue mudou minha vida e me trouxe novas perspectivas. Estou na Soul desde o começo de 2019 ajudando os alunos no desenvolvimento do inglês. Comecei como mentora e hoje coordeno nosso grupo de mentores voluntários, que tem crescido a cada dia. Vejo esse crescimento como resultados de tudo que vivi junto com a organização nos últimos anos e da preocupação de trazer sempre mais espaço para os novos colaboradores.


Para falar mais de como essa experiência mudou minha vida, primeiro preciso falar o que a Soul representa para mim. Além de meu trabalho na Organização também sou professora de inglês em uma escola de idiomas, onde comecei a atuar no mesmo momento em que cheguei a Soul. Trabalhar com esses dois ambientes me apresentou disparidades sociais que não tive um contato tão próximo antes.


A Soul traz oportunidades de Educação além da base para muitos jovens de realidades

periféricas além de realizar sonhos nunca antes imaginados por muitos deles. Os voluntários tem um papel muito importante para que essa transformação ocorra. Hoje contamos com uma rede mais de 200 voluntários mentores e professores de inglês, além de psicólogos.


O voluntário mentor acompanha o desenvolvimento de 1 ou 2 alunos por semestre. Nós

mentoramos o aluno no desenvolvimento do inglês como segunda língua e no preparo de como esse conhecimento pode impactar o futuro de cada um. Nesse período como mentora tive alguns alunos por tempos curtos e tive 5 alunas fixas que acompanhei por 1 semestre inteiro. Com todos os mentorandos sempre existiram trocas sensacionais, sinto que fui mentorada de alguma forma também. Aprendi muito e continuo aprendendo. Fiz questão de trazer meus alunos para minha vida e eles sabem que podem contar comigo sempre que precisarem.


Essa conexão que a Soul Bilingue nos proporciona no trabalho voluntário é o que me mantém sonhando como esses jovens e me faz que ir cada vez mais longe. E por isso quando fui convidada para coordenar o grupo de mentores, não hesitei. Foi e é um desafio que estou tentando superar a cada dia. Cada voluntário novo chega, como eu, querendo fazer a mudança e adota os alunos com todo carinho e compreensão. Isso me faz sentir que estamos no caminho certo.


Hoje, sei que mudei muito desde que comecei. Eu cresci, me desafiei, conquistei espaços e

graças a Soul encontrei um lugar que me sinto sempre segura para me expressar, buscar meus sonhos e sonhar em mudar o mundo também. Espero que todos na organização tenham a oportunidade de sentir o mesmo.

193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page