top of page

Intercâmbio na Europa: 5 dicas para economizar na compra do euro

* Produzido por B2Gether

Participar de um programa de intercâmbio na Europa é um sonho de muitos jovens brasileiros. Embora a taxa de câmbio do euro tenha caído em 2022 frente ao real, é fato que o preço elevado da moeda europeia ainda é um empecilho para muitos intercambistas.

É diante desse cenário que nós, da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio e parceira da Soul Bilíngue, trazemos cinco dicas cruciais que vão ajudar você a comprar euro mais barato.

Mas vai um alerta: ao longo da leitura, você verá que não existe uma fórmula mágica para conseguir uma cotação mais vantajosa, mas sim um conjunto de boas práticas que jogam a favor do seu bolso.

1. Planeje bem a viagem

Planejar a viagem é, sem dúvidas, a parte mais difícil no intercâmbio. Mas é, também, a mais importante. E quanto antes você iniciar o planejamento, melhor.

Isso porque há diferentes trâmites burocráticos que precisam ser realizados, como, por exemplo, preparar a documentação (passaporte, visto etc.), reservar a estadia e adquirir a moeda estrangeira (o famoso câmbio).

O planejamento precisa ser bem feito para você não se esquecer de nada relevante e se preparar financeiramente.

Afinal, como saber quantos euros levar? Estimando os gastos com alimentação, hospedagem e lazer, ou seja, planejando a viagem.

Detalhe: quando você consegue projetar esses custos direitinho, reduz bastante a chance de comprar quantias muito elevadas e ter que vender depois a um preço menor, saindo no prejuízo.

2. Acompanhe o noticiário periodicamente

Além do planejamento, é necessário se informar sobre o mercado de câmbio para saber quais são os melhores e os piores momentos para a compra da moeda europeia.

O mercado cambial é muito instável e há vários fatos e movimentos que podem influenciar a taxa de câmbio. Quer exemplos? Escândalos de corrupção, alta de juros em economias fortes e declarações polêmicas de governantes têm a “magia” de potencializar a saída de investidores do Brasil e desvalorizar o real em relação ao euro.

Por isso, é importante ficar de olho no noticiário e analisar os cenários. Quando você adquire a moeda estrangeira no instante em que ela está em baixa face à nossa, seu dinheiro rende mais e você economiza no câmbio.

3. Compre euros de forma fracionada

Essa dica é validada por grande parte dos economistas e especialistas em câmbio do Brasil. Comprar euros de uma só vez não é indicado. A recomendação é fazer a aquisição aos poucos, principalmente quando a moeda estiver em queda.

Assim, você consegue pagar um preço médio na taxa de câmbio, aproveitando os melhores momentos e protegendo seu bolso contra as variações cambiais.

Outra dica importante para economizar é adquirir a moeda antes do embarque. Quem deixa para fazer o câmbio no aeroporto, tende a pagar mais caro na conversão, pois as tarifas são mais altas.

4. Fuja do mercado de câmbio paralelo

Existem muitas ofertas atrativas no mercado de câmbio paralelo. Mas atenção: negociar moeda estrangeira de forma não oficial é crime e pode dar muita dor de cabeça.


Você pode cair em golpes, receber notas falsas e se envolver em transações em que circulam dinheiro do mundo do crime.

Operar o câmbio no mercado paralelo pode custar caro e gerar complicações desnecessárias. O melhor mesmo é trocar as moedas em instituições autorizadas pelo Banco Central.

5. Consulte o VET da operação antes do fechamento

Repita com a gente em voz alta: preciso consultar o Valor Efetivo Total (VET) antes de fechar o câmbio!

Essa é a nossa última dica para buscar a melhor cotação. O VET é a soma de todos os custos embutidos em uma operação cambial, como taxas, tarifas e tributos.

Quando você consulta a taxa do câmbio no Google, aquela informação que aparece serve apenas de base, porque além dela há outros gastos que incidem sobre a transação.

Além disso, há diferenças nos valores entre a taxa de câmbio comercial e a taxa de câmbio turismo. Mas isso é assunto para um próximo post.

Enfim, consultar o VET em diferentes instituições financeiras é fundamental e permite que você compare os valores, escolha a opção mais vantajosa e economize.

Ocorre que essa tarefa pode ser muito difícil e trabalhosa. Mas não para os alunos da Soul Bilíngue, que contam com a assessoria da B2Gether.

Nossos especialistas buscam sempre as melhores cotações e condições na compra de moeda estrangeira para os embaixadores da Soul. Para saber mais sobre como acionar o serviço da B2Gether, converse com o administrativo da organização social.

Até a próxima!


216 visualizações0 comentário
bottom of page