top of page

Dupla Jornada: Monique e Caroline Vivem o Sonho do Intercâmbio

Atualizado: 22 de out.

Após meses de preparação, as jovens embarcam para a Inglaterra, onde irão estudar na IH TORQUAY e vivenciar uma experiência que promete transformar suas carreiras e suas vidas.


Monique Gonçalo e Caroline Oliveira embaixadoras da Soul Bilíngue que vão para inglaterra

Jovens embaixadoras da Soul veem essa oportunidade como um marco transformador em suas trajetórias, tanto pessoal quanto profissional. Monique, formada em fisioterapia e instrutora de pilates, e Caroline, que está concluindo sua faculdade de Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), contam um pouco sobre seus sonhos, desafios e expectativas para essa nova fase.


Qual seu maior sonho e por que? 

Monique: Meu sonho é ajudar cada vez mais pessoas a se desenvolverem ou auxiliar em alguma dificuldade que tenham. 

Apesar do meu contexto familiar financeiro ter sido limitado, tive uma família muito presente e amorosa. E ainda que as vezes meus pais não tivessem condições de nos dar algo, através de algum amigo ou conhecido nós éramos abençoados. Se hoje eu estou começando a conquistar algo, foi por meio de muitas pessoas que me ajudaram de alguma forma, e meu desejo é fazer o mesmo com outras pessoas.


Caroline: Atualmente, meu maior sonho é conseguir um emprego estável que me permita ter uma vida tranquila e segura. Desejo poder viajar sempre que possível, desfrutar de uma casa confortável em um lugar agradável e, acima de tudo, proporcionar uma vida melhor para meus pais, ajudando-os a alcançar a felicidade e o bem-estar que merecem.


Quem é a sua maior inspiração e por quê?  

Caroline: Minha maior inspiração são meus pais. Não posso dizer um ou outro, pois eles formam uma equipe incrível. Desde o meu nascimento, eles me ensinaram a enfrentar a vida com integridade e determinação. Cresci em uma comunidade do Rio de Janeiro, onde muitos sonhos são interrompidos ou desacreditados, mas meus pais nunca permitiram que eu acreditasse nisso. Eles sempre me levaram para a escola, muitas vezes correndo riscos, e mesmo sem terem completado o ensino fundamental, se dedicaram a me ensinar todas as matérias da escola. Eles celebram cada uma das minhas conquistas com um entusiasmo contagiante. Por isso, se eu conseguir ser um pouco do que eles são, sentarei no caminho certo para ser uma boa pessoa.


Monique: Meus irmãos. Como irmã caçula, sempre vi meus irmãos indo à escola ou frequentando outros lugares e se destacando de alguma forma. Eles são muito inteligentes e eu os admiro muito!


Foto de família Monique: Stefanie (irmã), Nádia (mãe), Nelson (pai), Nelson (irmão), Rodrigo (irmão), Laura (sobrinha), Jéssica (ex-cunhada), Tarcísio (ex-cunhado).

O inglês surgiu na sua vida antes da Soul Bilíngue? Como eram as possibilidades de acessar outra língua para você?

Caroline: Antes da Soul Bilíngue, eu já tinha feito um ano e meio de curso de forma paga. Foi uma boa experiência, mas como não havia continuidade no aprendizado, acabei desistindo e comecei a acreditar que nunca aprenderia o idioma. Com a Soul, além das aulas e mentorias incríveis, foi aberto para nós um leque de possibilidades tão gigantesco que você nunca perde a vontade de continuar estudando e avançando. Hoje, eu me vejo muito mais próxima de alcançar fluência.


Monique: O inglês que eu tive foi o escolar, mas eu não conseguia absorver. Então até começar com a Soul, eu não tinha gosto pela língua inglesa. Com as aulas durante a imersão aprendi muito mais, principalmente nas mentorias, que me ajudaram muito.


Qual conselho você daria para outros jovens que querem aprender inglês?

Caroline: Meu conselho é: independentemente de onde você nasceu, da sua classe social, gênero ou cor, você é capaz de conquistar qualquer coisa. Obviamente, a trajetória é muito mais difícil, mas o seu esforço é importante! Como eu sempre digo, a Soul Bilíngue, para mim, é como se fosse uma religião que faço questão de passar adiante. Iniciativas como essa têm o poder de transformar a vida de jovens como eu. Hoje, mesmo sem ter me formado ainda na faculdade, minha perspectiva de vida mudou completamente graças a essa oportunidade.


Família da Caroline: da esquerda para direita: Ana Júlia (Prima), Daniel (Marido), Jefferson, Malú e Fabiana (Primos), Izabel (mãe), Gabriela (Prima), Fabiano (Amigo), Marlon (Primo), Marcos (Pai), Nena e Ciana (Tios), Jéssica e Paulo (Irmã e Cunhado), Thiago e Yasmim (Amigos Próximos) e Lívia (Prima).

Agradecimentos

Monique: Gostaria de agradecer à IH Torquay que, juntamente com a Soul Bilíngue, está me proporcionando essa vivência única que acrescentará muito na minha formação. Obrigada pela oportunidade de acesso à uma nova língua, cultura, experiência e amplo conhecimento! Que este aprendizado não pare em mim e cada vez mais pessoas alcancem o tão sonhado intercâmbio!


Caroline: Como eu sempre digo, a Soul Bilíngue para mim é como se fosse uma religião que preciso e faço questão de passar a palavra. Iniciativas como essa têm o poder de transformar a vida de jovens como eu. Hoje, mesmo não tendo me formado ainda na faculdade, minha perspectiva de vida mudou completamente. Espero que o pessoas do Brasil inteiro conheçam essa ONG no qual sou embaixadora com muito orgulho.


As histórias de Monique e Caroline refletem a transformação proporcionada pela Soul Bilíngue. Mais do que aprender um novo idioma, elas estão adquirindo uma bagagem cultural e intelectual que ampliará suas visões de mundo e suas oportunidades. Agora, a dupla está pronta para a próxima etapa: embarcar para a Inglaterra e viver o sonho do intercâmbio, levando consigo a vontade de devolver ao mundo tudo o que receberam.


Acompanhe a viagem delas pelo nosso instagram!



12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page