top of page

De revendedora de cosméticos a intercambista em Londres: conheça Alana Mayrine

Atualizado: 6 de abr. de 2022


Estudante da Soul Bilíngue vai para a Inglaterra estudar inglês neste fim de semana

Alana Mayrine, embaixadora da Soul Bilíngue

Terra da rainha ou simplesmente a maior de cidade da Europa é o destino da próxima intercambista da Soul Bilíngue, Alana Mayrine, de 23 anos. Ela foi destaque do segundo semestre de 2019 e garantiu a bolsa de intercâmbio de quatro semanas na English Path em Londres, na Inglaterra.


Alana nasceu em Mogi das Cruzes, mas cresceu na periferia de Suzano, região metropolitana de São Paulo. Ela mora com os pais, a dona de casa Regina Maria e o caminhoneiro, Aguinaldo Balduíno.


Ela entendia a importância de aprender um novo idioma, mas vindo de família humilde pagar um curso era um desafio. Dessa forma, Alana iniciou em trabalho informal com sua tia como revendedora de cosméticos, e aos 14 anos como jovem aprendiz. Quando foi efetivada no emprego, conseguiu renda suficiente para pagar o curso de inglês.


“Chegou um momento que conseguia pagar um curso de inglês. Eu sabia que precisava, então me matriculei em uma escola de idiomas. Porém, pelo menos um quarto do meu salário era para pagar a mensalidade”, conta Alana.


DESCOBRINDO A SOUL BILÍNGUE

Para Alana, o sonho do intercâmbio era algo distante, assim como para diversos jovens de baixa renda, mas nunca desistiu. Ela conta que compartilhou com sua professora do curso, Jackeline Lima, sobre esse sonho. Por coincidência ou destino, Jackeline era professora voluntária na Soul Bilíngue e apresentou o programa para Alana.


“Eu estava comentando com ela sobre meu sonho de fazer intercâmbio, mas eu não tinha recursos para pagar cerca de 40 mil reais em um intercâmbio. Foi aí que ela me disse ‘você tem mesmo esse sonho? Eu conheço um lugar que pode te ajudar' e me indicou a Soul”.


Alana conta que inicialmente ela ficou insegura, mas decidiu procurar sobre a Soul Bilíngue e se inscreveu no programa. Na época, a organização funcionava presencialmente dentro da ONG Gerando Falcões, em Poá na Região Metropolitana de São Paulo.


“A Jackeline viu que fiquei com pé atrás e disse “vai lá e descobre, você não tem nada a perder”, deu tudo certo e agora estou aqui prestes a realizar um sonho”, diz Alana.


Além de aprender inglês, na Soul Bilíngue Alana mudou sua perspectiva de vida. Após passar seis anos trabalhando na área administrativa, ela resolveu mudar de emprego.


“No início da faculdade comecei a sentir que não queria fazer aquilo o resto da minha vida. Na Soul Bilíngue, tive contato com pessoas diferentes de mim, com outras vivências e visões. Então a Soul e essas pessoas me fizeram sentar e pensar, ‘é isso que eu quero?’”, explica Alana.


Alana cursou pedagogia na Universidade de Unisuz (Faculdade Unida de Suzano). Em 2019, ela começou a trabalhar em uma escola como estagiária e devido a Soul Bilíngue, conseguiu subir de cargo para professora bilíngue.


Agora prestes a desembarcar em Londres, a ex-aluna da Soul fala sobre as expectativas para sua primeira viagem internacional.


“Tento parecer calma, mas por dentro estou ‘ai meu deus, socorro haha’. Além de praticar inglês ao máximo, espero poder visitar todos os principais pontos turísticos. Mas como sou muito nerd, comprei ingressos para ir aos estúdios da Warner, onde foi gravado Harry Potter”.


Alana já tem planos para depois do intercâmbio. Quando voltar da viagem, ela espera conseguir trabalhar em uma escola 100% bilíngue. Além disso, ela deseja ser voluntária no futuro para poder compensar todo auxílio que teve na Soul Bilíngue.



121 visualizações0 comentário
bottom of page