top of page

Doe até quatro horas por mês: programa de voluntariado da Soul Bilíngue está com inscrições abertas

Modalidades vão desde mentorias de inglês a acolhimento emocional para profissionais de psicologia; inscrições até 30 de maio

Voluntárias Soul Bilíngue com a coordenadora de Counselors Luciane Torigoe e sua assistente Bruna Caun

Que tal impactar a vida de um jovem de baixa renda que sonha em falar inglês e viver experiências internacionais ao mesmo tempo em que se conecta com uma rede incrível? A Soul Bilíngue, programa social de educação, está com inscrições para novos voluntários que queiram doar, no máximo, quatro horas por mês do seu tempo ao programa, entre julho e dezembro de 2022.

O programa está com três áreas de voluntariado online abertas: mentorias de inglês (para quem mora no Brasil ou no exterior, mas não tem experiência ensinando); English teacher (para pessoas com experiência em ensino de idioma); e counselors grupais ou individuais (para psicólogos formados ou estudantes do último ano da graduação).

Serão no máximo quatro horas de dedicação à causa por mês, dentre julho e dezembro de 2022. O voluntário conhecerá jovens da periferia do nordeste, norte e sudeste do Brasil.

Para se tornar um voluntário, basta entrar neste link e escolher a modalidade. Atualmente a ONG já conta com cerca de 280 pessoas pelo mundo que doam seu tempo e compartilham seus aprendizados com mais de 300 jovens impactados, dentre 18 e 26 anos. São mentores de inglês, professores e psicólogos que moram em países como Brasil, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, dentre outros.

Confira abaixo mais detalhes do perfil dos voluntários:

Mentores de Inglês:

Se você tem conhecimento de inglês, mora no exterior ou já fez alguma viagem internacional, você tem os pré-requisitos para se juntar ao time de mentores voluntários da Soul Bilíngue. Nesta modalidade, você adotará um jovem Soul para auxiliar com os estudos de idioma, seja praticando conversação, corrigindo homeworks, estudando com ele para avaliações de inglês e impulsionando seu sonho de conhecer outros países. Os encontros são online e o mentor voluntário pode escolher até dois jovens para auxiliar até dezembro em encontros semanais de 40 minutos até 1 hora cada, sendo os horários pré-definidos entre alunos e mentores.

English Teachers:

O professor de inglês voluntário fará a apresentação de conteúdos gramaticais ou de vocabulário para turmas de até 50 pessoas, aos sábados, sendo possível escolher de acordo com a própria disponibilidade um dos três horários disponibilizados pela Soul Bilíngue (dois horários na manhã e um a tarde). O próximo período letivo começará em agosto de 2022 e ao se inscrever à vaga, o candidato deverá ter disponibilidade a ser voluntário no Soul Bilíngue até o final deste período (dezembro de 2022), podendo optar por lecionar todos os sábados ou sábados alternados. Os voluntários serão orientados durante todo processo pelo coordenador de teachers, Vinícius Lameirão e terão acesso a uma série de materiais e conteúdos da Oxford University Press para preparação das aulas.

Psicólogos para Atendimentos Grupais:

Para essa modalidade, os voluntários precisam ter formação na área ou serem estudantes do último ano de psicologia (9º ou 10º semestres). Os counselors (como são chamados os voluntários de psicologia na Soul) tem um papel mais acolhedor e contato direto com os jovens alunos da organização social. A partir de orientações, os voluntários abordam temáticas variadas voltadas à saúde mental, depressão, motivação, frustrações, autoconhecimento por meio de encontros esporádicos com grupos de no máximo dez estudantes cada. Os encontros são sempre de forma remota (online) e todo esse processo ocorre com supervisão e orientação da coordenadora de counselors da Soul, Luciane Torigoe.

Psicólogos para Atendimentos Individuais:

Para ser voluntário nessa modalidade, é preciso ter formação na área de psicologia e experiência em atendimento clínico. O profissional voluntário de atendimentos individuais fará o acompanhamento de um jovem durante o semestre, sendo este encontro semanal, com duração de até 1 hora cada. O direcionamento de estudantes será feito pela coordenadora de counselors. Nem todos os jovens atendidos passam por acolhimento emocional individual, sendo encaminhados apenas casos específicos e demandam mais atenção.


319 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page