Jovens_intercambistas_pela_Soul_Bilíngu

BEM-VINDOS À SOUL BILÍNGUE!

A Soul Bilíngue é uma iniciativa social que democratiza o acesso à educação internacional de jovens de baixa renda e amplia a visão de mundo ao trazer oportunidades de se conectarem e viverem novas culturas. Em um formato gamificado, os jovens selecionados para o programa ficam imersos durante seis meses em atividades diversas envolvendo o inglês com aulas semanais, mentorias com estrangeiros e brasileiros proficientes no idioma (cada aluno tem o seu mentor individual), acolhimento emocional, dentre diversas atividades que valem pontuação no ranking. Ao final da edição, os alunos mais comprometidos e assíduos ganham bolsas de estudo de inglês no exterior! ​

A Soul Bilíngue foi instituída em 27 de abril de 2018 pela jornalista Ariane Noronha, aos 27 anos, e o projeto piloto foi lançado em agosto do mesmo ano com uma turma de 11 alunos. Em 2019, a organização social embarcou 10 jovens de baixa renda para o exterior, para estudar inglês por até quatro semanas em países como Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Malta, Inglaterra e África do Sul. Desde então, quase 1 mil jovens já foram impactados pela instituição, que em 2021 passou a atender jovens de toda a região Sudeste do País. Em 2022, a Soul Bilíngue ampliará o atendimento remoto também para toda a região Nordeste. 

QUEM ENTRA NA SOUL, SE PREPARA

PARA GANHAR O MUNDO!

Imersão no inglês online com professores qualificados ​toda semana. Além disso, cada estudante tem seu mentor(a) de inglês, pessoa de algum canto do mundo com habilidades no idioma, e que o ajudará a estudar para avaliações, revisar conteúdos, tirar dúvidas e praticar conversação. A Soul possui uma rede com mais de 150 voluntários espalhados em todos os continentes! Muitos deles, inclusive, são nativos da língua inglesa.  

Projetos de vida e finanças é uma temática presente na grade curricular do estudante Soul! É aqui que a gente traz reflexões sobre jornada e profissão em encontros transformadores com nossa mentora de projetos de vida Pamela Piazentin! A Pam é uma inquieta de carteirinha. Antropóloga com ascendente em negócios, é apaixonada pelo empreendedorismo e pelas culturas humanas. É Curadora e Designer de experiências de educação e intercâmbio na Teraví e professora e mentora de projetos de vida. Pamela é desbravadora da vida e do mundo: fez dois intercâmbios, deu a volta ao mundo e conhece hoje 45 países. 

A gente adora falar de intercâmbios mais acessíveis,como o programa de Au Pair ao redor do mundo por exemplo, e também trazemos opções legais de voluntariado! Pra falar sobre essa temática, trazemos convidados diversos que viveram ou vivem ainda a experiência internacional. Pessoas como nós, que passaram pela rede pública de ensino e não tiveram informações anteriores sobre possibilidades de desbravar o mundão! Ah! A gente também promove encontros sobre planejamento financeiro para que você possa se organizar e, quem sabe, viabilizar várias viagens pelo mundo!

Acolhimento emocional  . A preocupação com a saúde mental é algo que acontece na Soul Bilíngue desde sempre. Com a pandemia da Covid-19, as atividades com profissionais de psicologia se tornaram ainda mais necessárias aqui dentro. Pensando nisso, criamos uma rede de psicólogos voluntários para atuar diretamente com o jovem e discutir temáticas pertinentes à saúde mental, em grupos reduzidos. Os psis na Soul são chamados de counselors e são muito queridos pelos alunos desta instituição social.

O mundo é pra todo mundo! 

 

Nossa missão 

Democratizar o acesso internacional a jovens de baixa renda e possibilitar que eles ampliem sua visão de mundo através de uma excelente educação de inglês e conexões com pessoas ao redor do mundo. Também dar visibilidade e gerar oportunidade, como de estudo no exterior, para que transformem perspectivas pessoais e profissionais e possam multiplicar conhecimento e inspirar mais pessoas. 

IMG_0485.CR2.jpg
 
IMG_0530_edited.jpg

Nossa visão 

Tornar-se a maior referência de instituição social no País que democratiza o acesso internacional a jovens de baixa renda e amplia seus horizontes, orientando e possibilitando que enxerguem um mundo além do seu bairro ou da sua cidade. 

NOSSO TIME

Ariane Noronha

Fundadora e CEO

Ama: desafios 

Odeia: monotonia

Miqueias Borges 

Head de Projetos 

Ama: viajar

Odeia: dormir pouco  

Will Almeida 

Head Administrativo

Ama: tocar guitarra 

Odeia: ir ao supermercado  

Jéssica Santana

Mentorias

Ama: aprender coisa nova

Odeia: rotina

Luciane Torigoe

Counselors

Ama: lasanha

Odeia: pesadelo  

Vinicius Lameirão

Conteúdo e didática

Ama: chocolate

Odeia: filas 

Eduardo Pongelupe

Projetos

Ama: filmes da Marvel

Odeia: mentira

Giovanna Candido 

Mentorias 

Ama: assistir séries

Odeia: som do despertador

Luiza Alencar

Comunicação

Ama: conhecer pessoas 

Odeia: intolerância