Organização social busca mobilizar novos voluntários de 22/11 a 08/12 para fazer parte da comunidade que impulsiona os sonhos de jovens de baixa renda
Se você deseja ser um voluntário, aqui pode ter uma super oportunidade para você. Se você tem habilidades no inglês professores de inglês ou não - psicólogos ou estudantes de psicologia venha fazer parte da campanha da Soul Bilíngue.
O objetivo da iniciativa é ampliar a comunidade e trazer até o dia 8 de dezembro mais 200 voluntários de qualquer lugar do Brasil e do mundo para contribuir no desenvolvimento pessoal e profissional de 330 jovens de baixa renda primeiro semestre de 2022.
Serão no máximo cinco horas de dedicação à causa por mês, dentre janeiro e junho de 2022. O voluntário vai conhecer jovens da periferia do nordeste e sudeste do Brasil. O trabalho voluntariado desenvolvido é online.
Para se tornar um voluntário, basta entrar neste link e escolher a modalidade. Atualmente a ONG já conta com cerca de 300 pessoas ao redor do mundo que doam seu tempo e compartilham seus aprendizados com mais de 300 jovens. São mentores de inglês, professores e psicólogos que moram em países como Brasil, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, dentre outros.
Áreas abertas para voluntariado:
Mentores de Inglês:
Se você tem bom conhecimento de inglês, mora no exterior ou já fez alguma viagem internacional, você tem os pré-requisitos para se juntar ao time de mentores voluntários da Soul Bilíngue. Caso não tenha experiência internacional, mas é professor de inglês ou tem certificação de proficiência, você também pode se candidatar. Nesta modalidade, você adotará um jovem Soul para auxiliar com os estudos de idioma, seja praticando conversação, corrigindo homeworks, estudando com ele para avaliações de inglês e impulsionando seu sonho de conhecer outros países. Os encontros são online e o mentor voluntário pode escolher até dois jovens para auxiliar até dezembro em encontros semanais de 40 minutos até 1 hora cada, sendo os horários pré-definidos entre alunos e mentores.
English Teachers:
O professor de inglês voluntário fará a apresentação de conteúdos gramaticais ou de vocabulário para turmas de até 50 pessoas, aos sábados, sendo possível escolher de acordo com a própria disponibilidade um dos três horários disponibilizados pela Soul Bilíngue (dois horários na manhã e um a tarde). O próximo período letivo começará em fevereiro de 2022 e ao se inscrever à vaga, o candidato deverá ter disponibilidade a ser voluntário no Soul Bilíngue até o final deste período (julho de 2022), podendo optar por lecionar todos os sábados ou sábados alternados. Os voluntários serão orientados durante todo processo pelo coordenador de teachers, Vinícius Lameirão e terão acesso a uma série de materiais e conteúdos da Oxford University Press para preparação das aulas.
Psicólogos para Atendimentos Grupais:
Para essa modalidade, os voluntários precisam ter formação na área ou serem estudantes do último ano de psicologia (9º ou 10º semestres). Os counselors (como são chamados os voluntários de psicologia na Soul) tem um papel mais acolhedor e contato direto com os jovens alunos da organização social. A partir de orientações, os voluntários abordam temáticas variadas voltadas à saúde mental, depressão, motivação, frustrações, autoconhecimento por meio de encontros esporádicos com grupos de no máximo dez estudantes cada. Os encontros são sempre de forma remota (online) e todo esse processo ocorre com supervisão e orientação da coordenadora de counselors da Soul, Luciane Torigoe.
Psicólogos para Atendimentos Individuais:
Para ser voluntário nessa modalidade, é preciso ter formação na área de psicologia e experiência em atendimento clínico. O profissional voluntário de atendimento individuais fará o acompanhamento de um jovem durante o semestre, sendo este encontro semanal, com duração de até 1 hora cada. O direcionamento de estudantes será feito pela coordenadora de counselors. Nem todos os jovens atendidos passam por acolhimento emocional individual, sendo encaminhados apenas casos específicos e que demandam mais atenção.
Comments