Rede de voluntários auxilia aprendizado de inglês de jovens de periferia

Uma rede de nativos e brasileiros que vivem no exterior junta a tecnologia e o conhecimento como ferramenta para que jovens de periferias e escolas públicas de São Paulo e Rio de Janeiro aprendam ou aprimorem o nível inglês. As mentorias online e individuais acontecem ao menos três vezes ao mês e fazem parte da iniciativa social Soul Bilíngue, que democratiza o acesso internacional a jovens de baixa renda.
Disponível para pessoas que dominam o inglês e topam doar parte do tempo para esclarecer dúvidas e mostrar sobre como o idioma é utilizado no dia a dia, nas mais diferentes regiões do mundo, o trabalho voluntário atualmente conta com mais de 100 pessoas, dentre americanos e brasileiros que vivem na Inglaterra, no Panamá, em Barbados, na Argentina e na Índia. Até então, mais de 300 jovens de baixa renda já foram beneficiados. Interessados em fazer parte do time de mentores de inglês, podem acessar o site www.soulbilingue.com e, na descrição de mentorias, preencher um formulário de interesse.
Com 5% da população falando inglês, segundo pesquisa da British Council, o Brasil é apenas o 53º colocado em um ranking de fluência no idioma, de acordo com English First. O impacto negativo disso atinge, principalmente, pessoas de menor renda, a maioria jovens de escolas públicas e regiões periféricas, com menor probabilidade de disputar uma boa vaga de emprego ou se comunicar em viagens para o exterior.
O estudo “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira”, da British Council, aponta algumas características que contribuem para a realidade, como o fato de apenas um em cada cinco professores de inglês terem formação no idioma ou 69% admitirem ter dificuldades com a língua, mesmo arcando, com recursos próprios, em formação continuada. Baixa qualidade ou nível avançado do material didático em relação aos alunos, além da não percepção, pelos estudantes de maior vulnerabilidade social, de como o idioma pode ser relevante para sua formação, são outros aspectos.