Chegada da Soul Bilíngue à região tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; 159 pessoas farão a imersão de inglês e concorrerão a cinco bolsas de estudo

As turmas do primeiro semestre da Soul Bilíngue têm um fator inédito: a maioria de jovens do Norte brasileiro. Esta é a primeira vez que o contingente mais expressivo de estudantes não vem do Sudeste, região atendida pela organização social desde sua fundação, em 2018. Ao todo, os nortistas representam 159 dos 371 alunos aprovados para a imersão deste semestre.
A chegada da Soul Bilíngue ao Norte do Brasil conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e faz parte de um esforço para o estreitamento da relação entre os dois países, bem como da difusão de um elemento indissociável da cultura norte-americana: o idioma inglês.
O Acre, Estado que recebeu uma visita da equipe da Soul Bilíngue em setembro, possui 49 estudantes, seguido de Tocantins (38), Pará (34), Amazonas (19), Rondônia (12), Amapá (5) e Roraima (2).
Perfil
O perfil dos estudantes mostra que 75,38% são negros e 67,2% são mulheres, grupos de atenção prioritária para a Soul. Além disso, 64% têm renda per capita familiar de até um salário mínimo.
Com relação ao nível de inglês, a maior parte está classificada no nível iniciante (62%), enquanto apenas 4% é do nível avançado.
Já quando se observam os dados escolares, 85% dos Soul students são alunos ou formaram-se em faculdades públicas do Norte, enquanto 75% estão cursando o ensino superior.