Depois da Soul: jovens de baixa renda relatam conquistas profissionais após programa social

Segundo ex-estudantes, a Soul Bilíngue abriu portas durante e após participação na ONG

Conquista de bolsas, recolocação profissional ou promoção no emprego estão dentre as conquistas dos jovens após a Soul Bilíngue. Estudantes relatam ter tido a vida impactada por influência do que aprenderam ou descobriram na ONG, ao longo da imersão de pouco mais de cinco meses.


Na pesquisa realizada no final da edição do segundo semestre de 2021, 53% dos estudantes responderam que tiveram alguma conquista pessoal ou profissional por influência da Soul Bilíngue.


Angélica Galvão, por exemplo, foi aluna do primeiro semestre de 2021. Durante o programa, ela conta que através dos encontros em grupo com os psicólogos, ela melhorou seu relacionamento em grupo e a autoconfiança. Além disso, Angélica conseguiu uma bolsa de iniciação científica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.


“Foi muito importante, porque assim comecei a me desafiar mais, e buscar mais meus objetivos. Outro fator importante foram as mentorias, meu mentor de inglês, sempre me incentivava muito a crescer não só no aprendizado do idioma, mas também na busca por oportunidades acadêmicas”, explica Angélica.


Promoção no trabalho

Por outro lado, para Gabriella Rufino ter participado do programa Soul Bilíngue a ajudou a ter uma promoção no trabalho. Além disso, ela fala que após participar do programa, começou a incentivar os irmãos mais novos de 4 e 9 anos a aprender inglês.

Sara dos Anjos, jovem embaixadora da Soul Bilíngue

Sara Dos Anjos, também foi promovida no emprego. “Tenho certeza que melhorar o inglês contribuiu muito para isso, pois eu sempre precisei lidar com muitos documentos em inglês”.


Para Laysa Evaristo, a Soul Bilíngue encoraja pessoas. Ela também conta como estar no programa da organização a incentivou a iniciar na faculdade.


“Logo que comecei na Soul, fui aprovada na USP (Universidade de São Paulo) para o fazer Ciência de dados, mas por ser em outra cidade essa decisão me deixou muitas dúvidas sobre as mudanças. Porém, algumas etapas da Soul Bilíngue, como palestras e encontros com os psicólogos me encorajaram a tentar o novo e me arriscar”.


Oportunidade de crescimento

Além disso, na pesquisa final do programa Soul Bilíngue, os ex-estudantes afirmam como a Soul Bilíngue ofereceu a oportunidade de crescimento pessoal. Seja se preparando para futuros intercâmbios ou para o mercado de trabalho. Assim como conta Helenice Maria De Paula.


“A Soul me mostrou que o sonho do intercâmbio é possível, antes eu tinha dificuldade de iniciar o planejamento, mas agora me sinto mais segura para buscar a realização desse sonho”.


109 visualizações0 comentário