top of page

"Com muita convicção posso afirmar que a África do Sul transformou meu modo de ser e ver o mundo"

Por Patrick Nunes, jovem embaixador que realizou seu intercâmbio pela Soul Bilíngue em 2024.


Patrick recebendo certificado ao finalizar as 4 semanas de intercâmbio na Good Hope Studies

Retornar para o Brasil após passar 1 mês na África do Sul, estudando na Good Hope Studies, é um mix de emoções. Confesso que ao olhar para trás, ainda me parece inacreditável. A África do Sul é um país lindo, com um povo extremamente caloroso e amigável, o que me permitiu me sentir, verdadeiramente, em casa!


O intercâmbio foi um grande divisor de águas para mim. Eu nunca acreditei que ele poderia ser possível para alguém com meu perfil (Pobre e com baixo acesso a essas possibilidades). A experiência foi muito além de me desenvolver significativamente no inglês. Com ela, tive trocas interculturais realmente valiosas, uma vez que não só convivi com pessoas de outros países na sala de aula como também dividi a casa com estrangeiros. Essas trocas me fizeram aprender a valorizar ainda mais a riqueza da distinção cultura.

 

Agora, na volta do intercâmbio, me sinto alguém mais aberto. Aberto para conhecer o novo e aberto para explorar outras experiências. Além disso, eu também me sinto mais capaz. Acredito que passei a visualizar mais meu próprio potencial, afinal vivi “sozinho” em um país estrangeiro por 1 mês, fazendo com que eu enfrentasse perrengues e aprendesse a me virar por conta própria.



Ao longo da minha passagem pelo país, eu tive o grande privilégio de estudar na Good Hope Studies. Não teria como ser melhor a experiência que tive dentro da escola. A unidade em que realizei minhas atividades acadêmicas foi a de Newlands, que possui uma estrutura aconchegante, uma vista deslumbrante para Table Mountain e um corpo docente espetacular.

 

Não posso negar que pisei na escola com grande receio de não ser capaz de acompanhar as aulas, já que seria minha primeira experiência integralmente em uma língua estrangeira. Mas, a dinâmica de ensino flui tão bem, que na 1ª aula eu já estava confortável e compreendendo todo assunto tratado, fato que é mérito total da professora da Good Hope, que estimula todos os alunos a participarem da aula, independentemente do nível de dificuldade.


Foi incrível viver essa experiência com a Soul!


Minha grande mensagem é uma mesclagem entre a vida real e a sonhadora: Conquistar seu sonho de realizar um intercâmbio não será fácil – pelo contrário – e por vezes você irá se sentir incapaz, comparando sua jornada com as de outras pessoas (na maioria das vezes, com as de pessoas mais favorecidas na corrida da vida). Mas, não se permita desistir.

 

O ato da desistência irá impactar negativamente você próprio. A nossa vida é muito valiosa para desistir dos nossos grandes sonhos. E nos momentos de dúvida do seu próprio potencial – tenha ciência que eles virão – lembra-se que outros jovens estudantes de baixa renda também conseguiram atravessar todas essas barreiras.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page